Eis a receita nova.
Eu tinha ficado muito curiosa com essa receita de marshmallow sem claras.
A receita tradicional, ou seja, com ovos, pode ser feita de 2 formas:
A receita tradicional, ou seja, com ovos, pode ser feita de 2 formas:
1ª forma: bate-se as claras em neve e sobre elas joga-se uma calda de açúcar em ponto de fio, continuar batendo até as claras esfriarem. quanto mais densa você deixar a calda, mais firme ficará o marshmallow. a proporção de claras e açúcar será sempre de 2:1 tipo uma xícara de clara e 2 de açúcar. pra mim é a receita mais segura pra quem está começando.
2ª forma: mistura-se as claras e o açúcar diretamente em uma panela na mesma proporção acima. vai ao fogo suuuppeeerrr brando, mexendo sempre para que as claras não cozinhem, até que todos os grânulos do açúcar tenham se desmanchado. a mistura vai estar bem quente e é assim que vai para a tigela da batedeira e também vai bater até esfriar tudo.
Deu pra ver que é uma receita mais ou menos trabalhosa, ainda que bem fácil e as duas receitas podem ir ao forno, caso você queira gratinat por cima de uma torta.
Porém a ideia de que poderia fazer sem as claras e pular toda essa etapa de esquentar e esfriar me pareceu muito interessante, lá vai a receita:
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de água
1 colher de sopa mal cheia de emulsificante de sorvete
1 colher de sopa mal cheia de sabor para sorvete (se quiser)
junta tudo em uma batedeira e bate até dar o ponto! só isso! comigo, batendo em uma batedeira normal e não na planetária levou cerca de 8 minutos batendo sem parar.
o ponto realmente fica igual a do marshmallow convencional, bem fofo e aerado.
É bem fácil de confeitar, a Carol fez sozinha e na primeira vez já conseguiu confeitar todos os cupcakes. com um pouco mais de prática acredito que ela vai conseguir fazer até biquinhos porque com certeza é bem fácil de usar essa cobertura.
Nós confeitamos à noite e ele aguentou até o dia seguinte. Não desmanchou mas criou uma crosta durinha açucarada. Não manteve a textura macia de quando nós o batemos porém, mesmo com o calor que fez aqui no Rio, ele conseguiu não desmanchar.
Olha só como ele fica firme!
bom, dito isso vamos ao sabor.
Na verdade eu fiz com 2 sabores de sorvete: Nata e Morango.
Sem sombra de dúvidas o de nata ficou bem melhor! lembra até o que a gente compra no supermercado para colocar sobre o sorvete e ficou bem branquinho.
Mas atenção, apesar de ser o que mais me agradou, o sabor não é igual ao do marshmallow convencional. tem um gosto diferente sim.
O de morango, que foi o das fotos, eu não gostei. Sei lá, ficou um pouco amargo, não recomendo mesmo.
Veredicto: apesar de não ser igual no sabor ao marshmallow de verdade, acredito que o feito com sabor nata ou mesmo sem sabor nenhum seriam bons substitutos. Pra quem está começando é uma mão na roda e fresquinhos ficaram deliciosos. As crianças adoraram! Ganham disparado na facilidade de fazer mas não podem ir ao forno!
essas foram as minhas considerações. se vocês testarem a receita me digam o que acharam.
bjs,
Ana
Nenhum comentário:
Postar um comentário